sexta-feira, 3 de setembro de 2010

TOP 10 Vexames do Santos F. C.

Continuando a série influenciada por esse blog aqui, segue a lista particular das dez derrotas mais vexaminosas da história do Santificado. Alguns critérios foram estabelecidos, mesmo se tratando de uma lista particular. Primeiro, a minha falta de compromisso com o blog e com a verdade. Segundo, a dificuldade de versar sobre algo que não vi (no caso dos jogos antigos). Terceiro, a magnânima história do santificado dificulta a escolha de vexames, pois não é comum nosso glorioso team passar por essa situação. Normalmente, nossas lembranças são permeadas por honrarias, espetáculos, apresentações, homenagens...

10 - Santos 0 x 5 Flamengo (1984)

Porra, o santificado perdeu o título brasileiro para os urubus, independente da arbitragem aquele 3 x 0 foi indiscutível. Mas o Santos jogou bem e não tinha um time ruim. Não foi vexame. Mas no ano seguinte, em plena Libertadores, um championship que o Santos gosta de jugar, acontece esse desastre! Mas eu sei o porquê. Foi no morumbiba.

09 - Vitória 6 x 2 Santos (2009)

O time está entrando em crise, mas melhor que no ano anterior, quando a luta era evitar o rebaixamento. Para o Santos FC, isso é uma situação impensável. Além disso, um time promissor, com garotos bons de bola subidos da base, condição inevitavelmente sugestiva de sucesso. Portanto, ninguém esperava uma goleada. Mas aconteceu. E não foi contra um grande campeão, um dos times em disputa do título. Foi contra o Vitória, time razoável, que estava poucas posições acima do Santificado na tabela. E o pior: nosso técnico (Vágner Mancini) era apenas o ex-técnico daquele time, que em entrevista ele afirmou conhecer profundamente. Demitido, alguns meses depois voltou pra lá (e não teve sucesso – bem feito).

08 - São Paulo 6 x 1 Santos (1993)

“Despedida do Raí”. Até então o clássico San-São era meio xoxo, com alguns títulos decididos na época dos pontos corridos, um ou outro mata-mata, algumas goleadas dos idos tempos (que não vem ao caso nesse post), alguns públicos acima dos 80.000 espectadores e o gol 500 do Pelé com apenas 21 anos. Mas mesmo assim é um clássico e deveria ser tratado como tal. E o Santos não o fez. Nosso “crack” Gallo foi expulso, e os gols sãopaulinhos foram surgindo. Na época, minha “desculpa” na escola foi dizer que o Santos precisava deixar o Raí fazer um gol, pois era sua despedida, um grande craque brasileiro, et cetera e tals. Aí Raí fez o sexto e a goleada acabou. Tudo bem, concordo, a “desculpa” era muito ruim.

07 - Palmeiras 6 x 0 Santos (1996)

Desde a assunção do Santos ao grupo dos grandes (década de 50) há um certo equilíbrio histórico entre esses dois gigantes do futebol. Ambos são os maiores vencedores de títulos nacionais, com a balança pendendo a favor do Santos nos championships internacionais e a favor do Palmeiras nos torneios regionais. O mais engraçado é que a fase magnânima de ambos os times se deu nos anos 60, com o Santos de Pelé e o Palmeiras da Academia. Além disso, passaram por filas grandes após a aposentadoria de seus maiores jogadores (Ademir da Guia e o REI, quase 18 anos). Mas a década de noventa fez diferença. Os porcos venderam a alma para Il diavolo (Parmalat) e conseguiram contratar meia seleção brasileira da época. E o nosso santificado, com aquela diretoria turco-libanesa, teve a sorte de ver um G10vanni e outros craques em 1995. Mas em 1996 o time não ia bem. Aí o Santos entra em campo com os juniores, mais Jamelli, G10 e Gallo (de novo). Resultado: 3x0 no intervalo e o estádio vazio. Três vira, seis acaba. Depois disso cada time goleou duas vezes o adversário.

06 - Santos 0 x 1 CSA (2009)

Não deveria aqui incluir derrotas contra times pequenos pois é o tipo de coisa que acontece. Afinal, esses times dedicam-se integralmente, corpo e alma, nesses jogos televisionados. Não é sempre que o jogador dos cafundós de Alagoas tem a oportunidade de arrumar um emprego em Sumpaulo. Mas esse caso o Santos submeteu-se a uma humilhação quase “palmeirense”. Perder para o CSA, independentemente de ter uma final de campeonato no fim de semana seguinte... ah, é ridículo! Nesse ano o CSA caiu para a segunda divisão do glorioso campeonato alagoano. Chega!

05- Portuguesa Santista 2 x 1 Santos (2006)

Esse jogo está aqui por um motivo importante: foi o último jogo entre os dois rivais praianos. Nesse ano, o Santos se consagraria campeão e a Briosa seria rebaixada (o primeiro de uma série que culminou no rebaixamento para a quarta divisão nesse ano de 2010). Ou seja, será o último confronto entre as equipas, desde 2006 até – no mínimo – 2014. Merda! Eu acredito nessa rivalidade!

04 - Santos 3 x 6 Corínthians (1994)

Final de campeonato. Santos há dez anos na fila. Tá, era a “Copa Bandeirantes”, mas a molecada da época considerava que a fila terminaria em caso de título. O jogo foi épico até certa altura. Wilson Mano fez 1x0, o Santos empatou e virou com Macedo. A coríntia vira com Marcelinho Carioca. O Santos empata novamente, aos 31 do segundo tempo, com Neizinho (nossa, o ataque era Demétrius e Serginho Fraldinha). Aí o jogo acabou pro Santos. Se eu não me engano, esse jogo foi a despedida do Casagrande do segundo maior time da marginal...

03 - Santos 1 x 3 Boca Juniors (2003)

Uma derrota irritante. O timaço do Santos, campeão brasileiro de 2002 com vitórias inquestionáveis sobre os bambis e os gambás, estava reforçado com o excelente Ricardo Oliveira, em ótima fase. Em ótima fase estavam as torres gêmeas, o Léo, a dupla Diego e Robinho, enfim... Ganhamos de 5 contra o América de Cali com a torcida adversária aplaudindo de pé. Ganhamos na raça do Cruz Azul. Fábio Costa pegando pênaltis contra o Nacional do Uruguay. Tudo lindo (Coríntia perdendo pro River Plate, inclusive). Chega a final. Perdemos de 2x0 em La Bombonera, mas jogando bem, o resultado não foi reflexo do jogo. A torcida, confiante, compra 180.000 ingressos para o Morumbiba, o maior antro de cambistas e salafrários do planeta. Confiança total. Só que o time não entrou em campo. Especialmente o nosso goleiro.

02 - São Paulo 4 x 1 Santos (1963)

Aqui é um ctrlC+ctrlV da internet. O que ouço falar desse jogo é que não foi bem assim. Revoltados com a arbitragem, os jogadores santistas começaram a simular cai-cai, para encerrar o jogo. No mesmo ano o Santos havia aplicado uma goleada de 6x2 nos bambis, então paupérrimos. Mas a situação é ridícula para a maior equipe da história do futebol.
“Os são paulinos não devem esquecer do jogo que ficou conhecido como o “Dia em que o Santos de Pelé correu do São Paulo”. Na partida, o São Paulo aplicou 4 a 1 em seu rival e provocou uma série de expulsões e contusões que levaram o Peixe a desistir de jogar aos 10 minutos do 2º tempo, pois só tinha 6 atletas com condições. Até o próprio Pelé foi expulso neste dia por reclamação.”

01 - Santos 0 x 1 Goiás

Uma derrota por 1x0 em casa para um time sem qualquer expressão é realmente muito chato. Mas a não ser que esse jogo determine algum evento maior (um rebaixamento, uma perda de título, a despedida de alguém), não seria motivo para entrar nessa lista de humilhações. Mas os critérios estabelecidos estão no topo desse post – e como vocês notaram, o primeiro critério é minha falta de compromisso com o blog e com a verdade. Assim, esse jogo está aqui e é – ao mesmo tempo – o número 1 em vexame e o número 1 em orgulho. Eu explico. Foi meu primeiro jogo no estádio e ali eu vi um figura chamada Túlio (que não era “maravilha” nessa época) começar sua escalada anti-santista.

Olha o link!

Bônus TRACKS:

Santos 0 x 11 Corinthians (1920)

Da internet, site corintiano: “Este jogo marca a maior vitória do Todo Poderoso por diferença de gols. Marca também a maior derrota da história do Santos. Irritados contra a arbitragem, os adversários tiveram 4 expulsões, protestaram cobrando penaltys contra as próprias redes e forçaram o final da partida aos 21 minutos do Segundo Tempo.” Outra da internet: “O recorde foi alcançado em uma partida disputada pelo Campeonato Paulista, e demasiadamente conturbada. Liderados por Gambarotta, o primeiro dos quatro irmãos da família a defender o clube, entre 1919 e 1928, os jogadores do Timão iniciaram a partida em ritmo intenso. Após terminar o primeiro tempo com um 5 a 0 contra, os jogadores do Santos, revoltados com a arbitragem, começaram a forçar pênaltis e expulsões. Após Neco marcar o décimo gol corintiano, o santista Ary, indignado com o árbitro Eduardo Taurisano, marcou propositalmente um contra e foi expulso. Como Patusca foi o quarto jogador do Santos a ser excluído da partida, o jogo teve de ser encerrado aos 21 minutos do 2 tempo, devido à insuficiência de atletas do Peixe. E terminava assim a maior goleada da História do Sport Club Corinthians Paulista.”

E se você está procurando por uma outra goleada desse time do parágrafo anterior, você deve estar encantado. Sim, pois essa tal goleada não existiu, foi um encantamento coletivo.

4 comentários:

  1. O senhor é um grandesíssimo picareta

    Eu poderia reavivar sua memória com um post, mas vou deixar aqui no coments

    http://www.youtube.com/watch?v=5A4VBZQtkyY

    o "encantamento coletivo" mais divertido de todos os tempos
    hahahahaahah

    ResponderExcluir
  2. A desculpa da #08 me lembro como se fosse hoje...

    #3 - 180.000 pessoas no Salão de Beleza... Invasão caiçara? hahaha tira 100.000 ae vai...

    Ah... encantamento de quem? Corinthians 7x1 Santos (2005)

    ResponderExcluir
  3. Cadê o 7 x 1?
    Foi o maior vexame santista de todos os tempos.

    ResponderExcluir