sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Características de Clubes Brasileiros

Esse texto é resultado de uma verificação de alguns clubes grandes brasileiros, que possuem características que os diferenciam dos demais. É uma análise particular, sujeita a impressões pessoais e muitas inverdades. Se quiser ler imparcialidades, procure um blog jornalístico (e nem lá vai achar!) – aqui é o “Piores do Cartola” e você não pode esperar muito por isso mesmo.



São Paulo Futebol Clube

Ao invés de começar pegando leve e ir piorando, como essas listas costumam fazer, preferi começar do fundo do poço.

O São Paulo Fashion Week é, hoje em dia, um clube muito, muito chique. Possui em suas fileiras figuras finíssimas como Richarlyson (o TOP), Dagoberto, Lucas Marcelinho, Bosco, Ilsinho, Marlos e Cicinho. Somando todos não dá um terço de macho. Por isso a alcunha de Bambi.

A torcida é mui especial: quando o time está vencendo comparece em peso, enquanto nas crises não se vê uma camisa desse clube na rua. Quando vence um clássico pipocam camisetas empoeiradas em todos os recantos da capital paulista. A torcida tem crescido fora da capital, sinal claro da diminuição do preconceito sexual em nosso país.



Acima: o criador do apelido
Abaixo: típica diversão sãopaulina




O estádio é um caso a parte. Presenteado pelo governador (e presidente do clube) Laudo Natel, foi construído com areia do Rio Pinheiros e concreto misturado com cuspe. Não sei como ainda não desabou. Além disso, situa-se no meio do nada, sendo o estádio mais difícil de chegar em todo o país. Até o São Januário é mais central.

O que poucos sabem é que esse “chiquè” todo é recente. Pois é. O SPFW era um clube de pobres, periféricos, que impedidos de entrar nos tradicionais Paulistano e Athletic, fundaram esse clube aí. Os palmeirenses e corintianos colaboraram para a existência dessa boite gay, ops, desse clube, quando protagonizaram um mini-campeonato para arrecadação de verbas que impediriam o fechamento do SPFW. Categorizo isso como “erro histórico”. Antes deixassem essa porcaria falir – teríamos assim a Portuguesa como quarto grande.

Sua direção é de uma senhor idoso, respeitável, famoso por ser grande vencedor do desfile de fantasias do Baile Gala Gay, utilizando o nome de guerra “Ju-Ju”.


Isporte Clube Curíntia Paulista

Trata-se de uma instituição que foi fundada para entreter os detentos do primeiro Carandiru. Por ser algo tão democrático, foi adotado por todas as excrescências da nascente metrópole paulista, como judeus, espanhóis, libaneses e outras espécies (desculpe se vsa. sra. o leitor estiver em uma dessas categorias e não for curintiano).

Por serem torcedores não muito conhecidos pela higiene, adquiriram a alcunha de Gambá. Além disso, costumam promover arrastões nas saídas de jogos, subtraindo pertences de todos os transeuntes, incluindo os curintianos que não portam a camisa do presídio, ops, digo a camisa da Torcida Organizada Gayviões da Fiel. Aliás, nesse ponto essa torcida se assemelha com a do SPFW, já que seu maior ídolo é uma figura denominada Dinei, aquele que é conhecido por emitir um som de sirene policial, convidando seus interlocutores à fuga. Mui macho.

O Curíntia pode ser entendido como o segundo maior time da marginal Tietê. O maior é a Portuguesa, proprietária do Canindé. O segundo é proprietário da “Fazendinha”, que realmente deveria ser usado como tal, já que como estádio não serve. Sim, pois a criminalidade em nosso país apresenta taxas deveras elevada. E essa população não cabe nesse “estádio”. Como se trata de um clube com essas características, eles costumam se apropriar do Estádio Municipal do Pacaembu. Outra coincidência com o SPFW, já que ambos prejudicaram o erário público.


Uma última característica curintiana é muito recente. Uma pequena elite financeira, enriquecida por crimes de colarinho branco, vêm tomando o espaço no estádio e expulsando a torcida tradicionalmente maloqueira. Ao mesmo tempo que isso nega as características anteriores, que eram “a cara” do Curíntia, os aproxima mais ainda do SPFW. Há, inclusive, um plano de fundir as duas equipes em uma só, daqui 50 anos. O maior defensor da idéia é o atual presidente do clube, Sr. Andres Chances, que declara o ódio apenas porque sua ficha não foi aceita no SPFW devido à restrições no SPC e no SERASA.


Ao lado, veja dirigentes (ou torcedores, tanto faz) do Curíntia aproveitando-se dos novos contratos.

Societá Esportiva Parmera

Os fascistas coleguinhas do governo Getúlio Vargas foram atingidos por um duro golpe na ocasião da segunda grande guerra. Foram obrigados a mudar o nome de sua Societá Italiana para um nome em português! Para não assumirem integralmente o que consideraram uma ofensa a sua nacionalidade carcamana, escreveram “Palmeiras” e pronunciaram “Parmera”.

Ao adotarem a cor verde para sua camisa, escolheram um periquito para mascote. Mas as torcidas adversárias identificaram na torcida parmerense um odor muito especial e os denominaram Porcos. Nada mais adequado.


Aqui ao lado uma espécie de torcedor parmerense.


A torcida se concentra na Lapa, Vila Romana, Pompéia, Barra Funda e Bixiga. Excetuando-se esses redutos italianos e algumas cidadezinhas de colonização italiana no interior paulista, não existem parmerenses.

Sua política é a reprodução da política italiana. Um primeiro-ministro a cada seis meses, com alta rotatividade nos cargos inferiores e um presidente que mais se assemelha a um mafioso. Aliás, não se assemelha – é um mafioso. Atualmente há um intelectual no poder – não a toa já sofreu mais de três atentados terroristas (e não sei se escapa desse último).

Seu estádio é o “Parque Antártica”. Desde que a Antártica foi comprada pela Brahma e o Parmera foi comprado pela Parmalat, não há mais graça em sacanear os parmerense. Qual a graça de sacanear uma multinacional? Eu quero é sacanear o meu vizinho!


Mas não há parmerenses na Cidade Ademar, Cupecê e região.







Aqui ao lado o produto predileto dos adversários em dia de jogo com o Parmera.





Associação Portuguesa de Desportos, ó pá!

Não, não vou fazer piadas de português. Vou só deixar um link.




Brevemente textos com os times do RIO e – com certeza – alguém vai fazer um post exclusivo contra o Santos.

4 comentários:

  1. kkkkkk ótimo post. deveras cômico.
    tava programando fazer um post interessante apenas sobre times alvinegros mas podes deixar que irei desenvolver um post ao santos com muito esmero carinho.

    ResponderExcluir
  2. O post sobre os times do RIO serão muito engraçados. Já tenho umas ideias na cabeça, rsrsrsrs...

    ResponderExcluir
  3. hahahahaahahahahahah

    muito legal, principalmente o do SPFW....agora, fusão do corinthians com a boite gay, sinceramente...vc deve ter bebido MUITO antes de ter pensado nisso...

    aliás...fico feliz e orgulhoso em saber que o contribuinte paulista paga seu salário para nos presentear com pérolas como essas!!!

    ResponderExcluir
  4. Muito bom humor. Mas fique tranquilo,ajudarei a massar o time do santos,que de tão burro chama Baleia de peixe

    ResponderExcluir