sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Times grandes do Brasil e do Mundo

Botafogo


Essa escalação é antiga, mas o espírito se mantém.
Mascote do Bostafogo


Nessa série deveríamos tratar unicamente de times grandes da modernidade. Mas abriremos uma exceção para apresentar ao leitor mais incauto uma equipe da antiguidade. O Botafogo foi, um dia, uma grande equipe. Disputava títulos (até ganhou um ou dois), fornecia vários jogadores para a Seleção Brasileira e possuía uma torcida. Passado.

Corte para o presente. Atualmente, o Botafogo é um clube. Um clube de bairro, desses que existem nas capitais. Se você reside em cidade pequena, imagine o clube número dois da sua cidade. Pois é, equivale a esse nosso retratado. Apesar de ser um clube de bairro, ainda disputa alguns campeonatos concorrendo com as equipes grandes do Rio (Vasco e Flamengo). Até um tempo atrás, os juízes apitavam com a indumentária negra. Nessa época, alguns juízes se confundiam e imaginavam estar vestidos com a camisa botafoguense. Assim conquistaram seu último título (em 1995). Porém na contemporaneidade os juízes se vestem de uniforme colorido. Assim, não há mais esse tipo de confusão, e o Botafogo não ganha mais nada, causando lágrimas em sua torcida! E por isso são conhecidos como “Chororô”.

Seu mascote é o vira-lata sarnento, uma figura muito típica do bairro que está localizado. Ah! Quase me esquecia! O bairro que sedia esse clube é o Humaitá. E sua torcida está restrita a um quarto de um apartamento.

Framengo

É, a um só tempo, o mais fácil e o mais difícil de sacanaear. Pois suas características são muito conhecidas. Por exemplo, sua torcida. Todas as pessoas feias do mundo torcem para o Flamengo. Sim, meu amigo. Se você se acha feio e não é flamenguista, sugiro procurar um psicólogo. Mas se você, de fato, é feio, então és torcedor do Flamengo. Mas há outra característica determinante do torcedor flamenguista, que o faz quase incólume às zoeiras. Ele é incapaz de ler esse artigo. Aliás, é incapaz de ler, ponto.

Infelizmente a educação no Brasil é um problema. As taxas de analfabetismo são muito altas e por isso o Flamengo é a maior torcida do país. Se algum dia cada flamenguista oferecesse um real ao clube, poderiam até construir um estádio próprio! Mas, obviamente, isso não acontecerá, pois um real na mão de flamenguista é coisa rara. Excetuando-se quando é roubado, claro.
Abaixo, imagens reais da torcida do Framengo.




5 comentários:

  1. haahahahaha....senti uma invejinha do botafogo neste post, que afinal das contas é do mesmo nivel do santos, enfim....mas o do framengo ficou factivel com a realidade (muito, aliás)

    ResponderExcluir
  2. certas coisas só acontecem com o botafogo.
    jogadores ao vestir o emblema da estrela solitária automaticamente se transformam em botafoguenses exemplares.
    é uma questão de incarnar a camisa.
    dps de garrincha, dodô, zé cachaça e jóbson, eis somália, que mesmo sem a cachaça, o terno branco e o taco de sinuca, virou o malandro da lapa.

    ResponderExcluir
  3. hahaahahah...o botafogo é style!!!...é o time com o maior número de boemios que já existiu...garrincha, pc caju, josimar, perivaldo, beto cachaça, zé roberto cachaça,JOBSON, e agora o somália balada!!!!.....só o autor do post rancoroso que não admite isso, lembrando de uma merda de 15 anos atrás que foi culpa do juiz....relaxa meu, vai ser feliz...de time ajudado por juiz eu entendo!!!!hahahahaah

    ResponderExcluir
  4. como historiador do futebol, não poderia esquecer também do grande Heleno de Freitas, cracão dos anos 40 que arrepiava os bordéis da zona sul e morreu de sifílis aos 40 anos....e era do Fogão!!!!hahaahah

    ResponderExcluir
  5. O vínculo entre consumidores de cachaça e players do Bostafogo merece um post à parte. E alguém aí precisa escrever um texto sobre Vasco e Fluminense.

    ResponderExcluir