segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Estratégias de Marketing, Bambis e Ursinhos Panda

Depois de apresentar os pedaços mortais da múmia pós-ebola daquilo que um dia já foi chamado e conhecido como Rivaldo, a cúpula são paulina levantou uma questão enterrada tobalísticamente à muito tempo.
Marketing no Futebol.
Eis que o objeto já chegou agradando ao cliente, numa ato de amor ao clube rosê da Vila Sônia.

- Rivaldo (ou o que sobrou dele), agradando ao consumidor -

Não por acaso, a primeira impressão é a que fica, portanto, nada mais conveniente do que remeter ao principal sonho de consumo da torcida são paulina, citando pau, como frase âncora de sua contratação.

Tudo é claro, não passou de puro marketing, do tipo estratégico, semelhante usado em campanhas sociais, tudo para atingir e agradar o público alvo, a clientela, constituída por Ariadnas, Henrys Castelis, Justin Biebers, Dakota Fannings, mauricinhos da Giovanni Gronchi, menininhas virgens oriundas do Paineiras (leia-se Dagoberto) e boa parte da população paraísopolitana, que apesar de levar uma vida, digamos, bem semelhante com um gueto de varsóvia versão tupiniquim, não esconde as origens de seu interior aflorado afeminado aromatizado.

A cúpula são paulina foi esperta é claro. É como se "summonassem" um espírito antepassado, um grande antílope para guiar os cerdos à terra prometida, o caminho da feliciadade, à pica de ouro.. digo, ao pote de ouro ao final do arco-íro, típico dos horizontes do estádio Cícero Pompeu de Toledo.

O fato é que hoje em dia o futebol está muito mais responsável, pragmático, idôneo, sócio-ambiental, preocupado com as causas naturais e a interferência do homem na fauna e na flora.
Times pequenos do litoral por exemplo, desde o ano passado, defendem animaizinhos, á plantação de árvores coníferas e a não emanação de gás metano e enxofre na camada de ozônio.

- O 'pseudo-ídolo' Gio, gentilmente cedendo terreno para plantação de um pinheiro roliço. -

E falando em sustentabilidade, estratégias de marketing e "atos" socialmente responsáveis, o time do Santos por exemplo, depois de amargurar mais um ínicio de temporada sem patrocínio, descartando à brilhante temporada 2006, onde exibia-se com orgulho a marca "Muriel", famosa por introduzir produtos de beleza num mercado de empregadas domésticas, cometeu o ato de defender causas justas, nobres, a defesa de animais, e estampar em seu uniforme alvi-negro um panda.

É uma grande satisfação ver ato tão bonito ainda mais no futebol.
Ainda mais o santos, time da cidade de Santos, litoral paulista, onde a defesa para com os animais marinhos é amplamente disseminada.
Imaginem por exemplo, quantas tartarugas marinhas, quantos peixinhos, quantos siris, já foram "poupados" da pesca predatória.
Sim, o mesmo animal cujo time do litoral idolatra, o Peixe, é constantemente cultivado pela população caiçara local, que num ato de bondade, deposita fezes e urina (sabor rotavírus, a mais nutritiva) em seu habitat natural.

Tartarugas Marinhas de fato, já se adaptaram à hospitalidade local, e ao nascerem de seus ovinhos, já se enfiam direto em um saquinho de picolé frutare, costumamente encontrado nas areias límpidas e cheirosas de são vicente.
Os siris e estrelas do mar, estão adorando por exemplo sua nova moradia, adentrando sacos de super mercado e garrafas pet, procriando e evoluindo ao quebrar das maravilhosas ondas espumantes derivadas de petróleo.

Um grande exemplo por parte dos santistas. Sim. Ajudam e defendem com hombridade os animaizinhos. Estampando com muito mérito sua causa no uniforme do time da cidade.

-Cartão Postal do litoral paulista, único local no mundo onde se pode mergulhar na agradável companhia de potes de danoninho-

Uma grande parceria.

Porisso, aqui vai a lição de hoje.
Empreendimento e marketing não é pra qualquer um. Eis de ter causa. Fatos. Apelo social.
Santos, cansado de divulgar "tabletes santo antonio" e "televisores de segunda mão" encarnou de fato, o espírito ativista e humanitário presente em todo jovem santista, por mais idoso que seja.

sábado, 15 de janeiro de 2011

A maior contratação dos últimos tempos da última semana


E o Framengo conseguiu!!!....Como blog especializado em esportes, mais notadamente o fodebol e suas fiasqueiras, não poderíamos deixar passar em brancos lençóis a contratação de Ronaldinho Gaúcho (agora Carioca) pelo Framengo, desbancando assim o Grêmio (que a exemplo do próprio Framengo em relação ao outro Ronaldo, esperou que o dentuço jogasse de graça lá por "amor") e o parmeras (Ronaldinho em SP???pppffffffff.....).

Era meio óbvio desde o princípio que a escolha do dentuço baladeiro recairia sobre o time carioca, onde o mesmo terá muito samba, suor e sacanagem a sua disposição 24 hs por dia, além do próprio histórico de permissividade que o "mengão" e sua torcida costumam permitir aos seus ídolos midiáticos que por lá aparecem de tempos em tempos. Além disso, a presidenta - e MILF - Paty Amorim também chegou a declarar que utilizou-se do "charme" para levar vantagem no leilão do crack, o que pelas imagens e fotos de abraços carinhosos entre ambos, com direito a longas conversinhas de olhinhos fechados no pé do ouvido, nos faz crer que Ronaldinho realmente é um "artilheiro" de primeira e já garantiu suas "náites" e privilégios da maneira mais "goleadora" possível...

Entre os urubus, Ronaldinho encontrará companheiros que com certeza farão belas tabelinhas pelas ardentes noites cariocas, como Thiago "picareta" Neves e Léo "estrelinha-no-ombro" Moura, além do "pofexô" Vanderbrega Luxerlei. Inclusive o "pofexô" e seu novo contratado poderão protagonizar eventos que com certeza entrarão para os anais históricos do fodebol, como treinador e crack faltando juntos aos treinos da manhã, após noites inteiras de muito poker, FUNK e manicures!!!

Mas no fodebol moderno nem tudo restringe-se ao campo, ou à alcova, no caso de nossos personagens. A parte financeira, o "business", é muito importante também, pois sem isso Ronaldinho Carioca com certeza não poderia ostentar seu novo gentílico pelas praias quentes da cidade maravilhosa. Para que esta engenharia financeira funcionasse, o Framengo teve de associar-se a um "pool" de empresas para garantir os rendimentos milionários de sua nova estrela. Ao contrário de quando trouxe Adriano e Vágner Love, em que contou com a parceria financeira de idôneos "empresários" das comunidades do Alemão, Rocinha e Maré, para concretizar o sonho de contar com Ronaldinho, desta vez o Framengo associou-se a empresas de entretenimento adulto de Copacabana, como Cicciolinas, Barbarella e Franks Bar , além do Thermas Aeroporto, para aqueles momentos chatos de espera no Santos Dumont para mais um compromisso longínquo, sabe como é né, merrrmão?? Inclusive, por sua habilidade financeira a presidenta - e MILF - Paty Amorim receberá em caráter de reconhecimento o prêmio nobel de Economia, como visto aqui: http://revistapiaui.estadao.com.br/blogs/herald/economia/patricia-amorim-ganha-nobel-de-economia

Enfim, serão 4 anos de muita diversão acompanhando as aventuras e picardias de Ronaldinho Carioca pelos gramados e, principalmente, pela náite da nossa querida "wonderfull city", que ferverá por estes próximos anos e, com a mais absoluta certeza, o PIORES DO CARTOLA estará lá, acompanhando e registrando tudo para vocês!!!!


2011 promete....

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Times grandes do Brasil e do Mundo

Botafogo


Essa escalação é antiga, mas o espírito se mantém.
Mascote do Bostafogo


Nessa série deveríamos tratar unicamente de times grandes da modernidade. Mas abriremos uma exceção para apresentar ao leitor mais incauto uma equipe da antiguidade. O Botafogo foi, um dia, uma grande equipe. Disputava títulos (até ganhou um ou dois), fornecia vários jogadores para a Seleção Brasileira e possuía uma torcida. Passado.

Corte para o presente. Atualmente, o Botafogo é um clube. Um clube de bairro, desses que existem nas capitais. Se você reside em cidade pequena, imagine o clube número dois da sua cidade. Pois é, equivale a esse nosso retratado. Apesar de ser um clube de bairro, ainda disputa alguns campeonatos concorrendo com as equipes grandes do Rio (Vasco e Flamengo). Até um tempo atrás, os juízes apitavam com a indumentária negra. Nessa época, alguns juízes se confundiam e imaginavam estar vestidos com a camisa botafoguense. Assim conquistaram seu último título (em 1995). Porém na contemporaneidade os juízes se vestem de uniforme colorido. Assim, não há mais esse tipo de confusão, e o Botafogo não ganha mais nada, causando lágrimas em sua torcida! E por isso são conhecidos como “Chororô”.

Seu mascote é o vira-lata sarnento, uma figura muito típica do bairro que está localizado. Ah! Quase me esquecia! O bairro que sedia esse clube é o Humaitá. E sua torcida está restrita a um quarto de um apartamento.

Framengo

É, a um só tempo, o mais fácil e o mais difícil de sacanaear. Pois suas características são muito conhecidas. Por exemplo, sua torcida. Todas as pessoas feias do mundo torcem para o Flamengo. Sim, meu amigo. Se você se acha feio e não é flamenguista, sugiro procurar um psicólogo. Mas se você, de fato, é feio, então és torcedor do Flamengo. Mas há outra característica determinante do torcedor flamenguista, que o faz quase incólume às zoeiras. Ele é incapaz de ler esse artigo. Aliás, é incapaz de ler, ponto.

Infelizmente a educação no Brasil é um problema. As taxas de analfabetismo são muito altas e por isso o Flamengo é a maior torcida do país. Se algum dia cada flamenguista oferecesse um real ao clube, poderiam até construir um estádio próprio! Mas, obviamente, isso não acontecerá, pois um real na mão de flamenguista é coisa rara. Excetuando-se quando é roubado, claro.
Abaixo, imagens reais da torcida do Framengo.