terça-feira, 23 de novembro de 2010

Herois do futebol. A paixão levada por anos.

Caros leitores do Piores. O texto abaixo foi escrito pelo Pedro Vinícius Ferraz, jornalista estabelecido em Marília, interior de São Paulo. É torcedor de um time colorido da capital, mas isso não vem ao caso. Boa leitura!

.

.

.

Todos os clubes têm seus heróis. Seja por um grande título, seja por uma história de amor ao clube ou identificação com a torcida.

Heróis saem do nada, entrara para a história e tornam-se imortais para os torcedores. Todo clube tem o seu herói. Podemos citar muitos em vários clubes. Infelizmente alguns ficarão de fora, ou então fica para o próximo texto, mas citaremos aqui no blog alguns dos principais heróis de grandes clubes – tudo bem,terá o Corinthians mesmo eu escrevendo grandes clubes.

Santos

Impossível começar a escrever sem citar o Santos. O clube teve, simplesmente, o maior jogador de futebol que já pisou nos gramados. Falamos de Pelé, vulgo Edson Arantes do Nascimento. Autor de mais de mil gols, só saiu do Santos para comprar eletrônicos nos Eua, com a desculpa que iria implantar o futebol por lá. Implantou tão bem que hoje eles jogam com a mão e o gol está mais de cinco metros de altura. Mas até hoje é o rei. Levou o clube para duas libertadores, dois mundiais, e conquistou cinco campeonatos nacionais. Fora as três copas conquistadas, gols memoráveis e até o gol que não fez ficou para a história. Enfim,o maior atleta do século, da história do futebol que levou um time do litoral para glorias no mundo.

São Paulo

Falar do São Paulo temos que falar de dois heróis. Não por que o time é isso ou aquilo, mas um não foi jogador. Falo de Telê Santana. Um dos maiores técnicos que o Brasil já viu, que infelizmente não ganhou nenhuma copa, conseguiu levar um time muito tosco do São Paulo,com Junior Baiano na zaga, para o Bi-Campeonato continental e mundial. Telê fez o São Paulo se viciar em competições internacionais. Ao todo, foram duas Libertadores, Dois mundiais, Duas recopas, uma supercopa Libertadores, duas Comenbol, isso só falando os títulos internacionais. Fora o campeonato Brasileiro, paulistas...

O outro heroi é atual. Rogério Ceni. O goleiro, capitão e espelho do clube. Ele estava na reserva nos dois mundiais que o clube conquistou e planejou ser campeao com otitular. A conquista veio em 2005. Além de ter feitos muitos gols, Rogério também joga a responsabilidade para sí quando o clube vai mal, perde ou realmente faz uma cagada. Alguém se lembra da famosa frase “O time bambiou”? Pois é, tá ai a maior identificação com a torcida.

Flamengo

Não sei se estou errado (posso estar,isso é muito comum), mas o Flamengo é o clube com o maior número de heróis, identidades que caracterizam o clube. Jogadores de nome que fizeram história no clube passaram de monte. Até o goleiro do time é um matador(ok,piada velha,mas vale). Poderíamos falar de Júnior, Romário... Mas vou falar do Zico. Zico entrou no clube em 74. depois de um tri carioca, Zico foi o principal nome para o clube, em 81, levantar a taça de Libertadores da América e depois do mundial de clubes. Pela primeira vez na história, um time brasileiro ganhava a América e o mundo em sua primeira participação no campeonato. Com isso, a torcida aumentou, Zico conseguiu ser heroi não apenas no Flamengo, mas lá no Japão, quando falamos de futebol falamos de Zico. Lá ele foi consagrado por um futebol mágico, encantando os japoneses e ensinando a arte da bola com os pés. Reza a lenda que ele só conseguiu isso porque ele não era mais um jogador sub 10cm. Zico ainda entrou como heroi na volta ao clube, mas o viado perdeu um penalti contra a França e o Brasil só foi ganhar uma copa em 94. Enfim, Zico foi um dos maiores jogadores da história do futebol, sem dúvida alguma, e para o Flamengo, a honra de ter um nome como esse no clube até pouco tempo na administração.

Botafogo

O Fogão nunca foi um clube de grandes tradições. Só ganhava carioca até o Túlio ganhar roubadamente do Santos em 95, todos se lembram desse campeonato descaradamente comprado pelos cariocas. Mas não é esse o assunto. É sobre heroi no clube, correto? Então vamos falar de quem? Garrincha, claro. Conhecido por Mané Garrincha (ter a grana que ele tinha, a exposição e copa do mundo nas costas e comer a Elza Soares, só sendo um Mané mesmo), o anjo das pernas tortas, ele fazia dos adversários marionetes futebolisticas. Mesmo tendo passado por outros clubes, foi no Fogão que ele se destacou. Conseguiu levar o clube para títulos internacionais, como o Intercontinental de Clubes da França, em 1963, o Internacional da Colômbia em 1960, O Jubileu de Ouro de La Paz e o Quadrangular do Suriname, ambos em 1964. O curioso era que todos foram torneios, nada de campeonato que realmente prestasse. As copas de 58 e 62 foram as magias de sua carreira. Todos se lembram daquele drible em que nem encostava na bola,mas o jogador ficava até vesgo com suas sapateadas.

Palmeiras

Hoje o Palmeiras está para cavalo paraguaio, onde dispara na frente e não aguenta o tranco no final. Mas o clube também teve glorias no passado. O responsável por isso foi Ademir da Guia, titular por 16 anos pelo clube. Ele foi o responsável por deixar a porcada com o apelido de academia. Muitos falam que era sobre o futebol bonito e que todos queriam copiar, mas ainda desconfio que a galera preferia ficar malhando e vendo corpos suados do que realmente bater uma bola. Enfim, Ademir da Guia conseguiu grandes feitos no clube. Entrou em 61 e conquistou Paulista, Rio-São Paulo, Taça Brasil (hoje Campeonato Ricardo Teixeira), dois brasileiros, Torneio Ramón de Carranza na Espanha, além de ter uma identificação com o clube. Até hoje é conselheiro e, pelo que temos visto, seus conselhos estão cada vez piores.

Alguns podem não concordar com isso, mas mesmo o clube tendo Marcos, que levantou a libertadores (como reserva depois de Veloso se machucar) e passou vergonha no Japão no mundial, no clube não tem um heroi recente. Realmente o passado do clube é melhor que esse presente.

Clubes pequenos

Portuguesa

Em 14 de agosto de 1920, surgia a ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE ESPORTES, através da fusão de cinco clubes já existentes: Luzíadas Futebol Club, Associação 5 de Outubro, Esporte Club Lusitano, Associação Atlética Marquês de Pombal e Portugal Marinhense. Ou seja, uma lambança portuguesa que só viria dar frutos depois de muitos anos. Eu falo de um heroi que não levantou uma taça sequer. Capitão, ex-volante que levou o clube para a final do campeonato brasileiro de 1996. O cara dava o sangue, e com aquela cara de ânus tocava o terror entre os adversários. O cara era líder, conseguiu hoje ser superintendente do clube e é lembrado por todos seus torcedores. E os títulos internacionais? A portuguesa conseguiu ganhar a Taça Izidro na Espanha em 1951, o Torneio Quadrangular de Istambul na Turquia em 1972 e o Torneio Internacional do Estádio do Canindé , apelidado de torneio dos refletores, em 1981. Mas infelizmente, nenhum desses jogadores entrou para a história cxomo Capitão, que ainda é do clube e socio da Leões da Fabulosa que, com esse nome, deve ser torcida irmã do SPFC.

Corinthians

O maior heroi do clube foi Basílio, por ter feito o gol contra a Ponte Preta e tirou o clube da fila do Paulista depois de 22 anos na fila.

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

É o ídolo maior do nosso blog!!!!


Jobson se envolve em nova polêmica e quase vai para delegacia

Policiais recebem denúncia de que jogador teria feito gestos ofensivos e mostrado órgão sexual a torcedores do Avai. Dirigente alvinegro nega


Com um histórico recheado de polêmicas, Jobson se envolveu em mais uma após o empate sem gols com o Avaí, neste domingo, na Ressacada. Quando já estavam no hotel após a partida, o atacante e a delegação do Botafogo foram procurados por policiais militares. Eles receberam uma denúncia de que o jogador teria feito gestos ofensivos e, inclusive, mostrado o órgão sexual para torcedores do time catarinense que cercaram o ônibus do clube na saída do estádio.

A confusão foi contornada, mas o supervisor do Botafogo, Anderson Barros, teve de seguir até uma delegacia de Florianópolis para prestar esclarecimentos ao delegado.

- Mostrei ao delegado que não houve nada. Justificamos e mostramos que (a denúncia) não tinha procedência. (Na saída da Ressacada) ficamos duas horas presos em um engarrafamento, com o ônibus parado e escoltado pela Polícia. Estava escuro. Em nenhum momento houve gesto ofensivo - garantiu o dirigente.

Chateado com a nova polêmica envolvendo um dos principais jogadores do Botafogo, Anderson Barros negou que o atacante tenha sido encaminhado pela Poícia Militar à delegacia e considerou que Jobson está sendo injustiçado.

- Em nenhum momento ele saiu do hotel. Mesmo em um dia que os jogadores foram liberados para irem ao casamento do Edno. É uma injustiça grande falarem isso de um garoto que já tem um histórico complicado.

Nesta segunda-feira, Jobson treinou normalmente com a equipe do Botafogo em Florianópolis e seguiu com a delegação para Fortaleza, onde o time enfrenta o Ceará, na próxima quarta-feira, às 21h50 (de Brasília), no Castelão.

*****

Sem maiores comentários. Só o "master" poderia ser o protagonista de tão "garbosa" notícia!!!!