quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Ah, mulék! Cartola! 26ª

1º Sport Club Piroka -> 1417.64
2º Briosa+Jabuca -> 1415.43
3º Fracassados F. C. -> 1331.68
4º Black Moon F.C. -> 1308.18
5º VarzeanosF.C. -> 993.99
6º Madroga F.R -> 891.51
7º PSYCODÉLICO F.C -> 809.52
8º Rapid Park Video -> 687.41
9º StevenSeagal F.C -> 685.61
10º Deportivo Bronha -> 475.69

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Características de Clubes Brasileiros

Esse texto é resultado de uma verificação de alguns clubes grandes brasileiros, que possuem características que os diferenciam dos demais. É uma análise particular, sujeita a impressões pessoais e muitas inverdades. Se quiser ler imparcialidades, procure um blog jornalístico (e nem lá vai achar!) – aqui é o “Piores do Cartola” e você não pode esperar muito por isso mesmo.



São Paulo Futebol Clube

Ao invés de começar pegando leve e ir piorando, como essas listas costumam fazer, preferi começar do fundo do poço.

O São Paulo Fashion Week é, hoje em dia, um clube muito, muito chique. Possui em suas fileiras figuras finíssimas como Richarlyson (o TOP), Dagoberto, Lucas Marcelinho, Bosco, Ilsinho, Marlos e Cicinho. Somando todos não dá um terço de macho. Por isso a alcunha de Bambi.

A torcida é mui especial: quando o time está vencendo comparece em peso, enquanto nas crises não se vê uma camisa desse clube na rua. Quando vence um clássico pipocam camisetas empoeiradas em todos os recantos da capital paulista. A torcida tem crescido fora da capital, sinal claro da diminuição do preconceito sexual em nosso país.



Acima: o criador do apelido
Abaixo: típica diversão sãopaulina




O estádio é um caso a parte. Presenteado pelo governador (e presidente do clube) Laudo Natel, foi construído com areia do Rio Pinheiros e concreto misturado com cuspe. Não sei como ainda não desabou. Além disso, situa-se no meio do nada, sendo o estádio mais difícil de chegar em todo o país. Até o São Januário é mais central.

O que poucos sabem é que esse “chiquè” todo é recente. Pois é. O SPFW era um clube de pobres, periféricos, que impedidos de entrar nos tradicionais Paulistano e Athletic, fundaram esse clube aí. Os palmeirenses e corintianos colaboraram para a existência dessa boite gay, ops, desse clube, quando protagonizaram um mini-campeonato para arrecadação de verbas que impediriam o fechamento do SPFW. Categorizo isso como “erro histórico”. Antes deixassem essa porcaria falir – teríamos assim a Portuguesa como quarto grande.

Sua direção é de uma senhor idoso, respeitável, famoso por ser grande vencedor do desfile de fantasias do Baile Gala Gay, utilizando o nome de guerra “Ju-Ju”.


Isporte Clube Curíntia Paulista

Trata-se de uma instituição que foi fundada para entreter os detentos do primeiro Carandiru. Por ser algo tão democrático, foi adotado por todas as excrescências da nascente metrópole paulista, como judeus, espanhóis, libaneses e outras espécies (desculpe se vsa. sra. o leitor estiver em uma dessas categorias e não for curintiano).

Por serem torcedores não muito conhecidos pela higiene, adquiriram a alcunha de Gambá. Além disso, costumam promover arrastões nas saídas de jogos, subtraindo pertences de todos os transeuntes, incluindo os curintianos que não portam a camisa do presídio, ops, digo a camisa da Torcida Organizada Gayviões da Fiel. Aliás, nesse ponto essa torcida se assemelha com a do SPFW, já que seu maior ídolo é uma figura denominada Dinei, aquele que é conhecido por emitir um som de sirene policial, convidando seus interlocutores à fuga. Mui macho.

O Curíntia pode ser entendido como o segundo maior time da marginal Tietê. O maior é a Portuguesa, proprietária do Canindé. O segundo é proprietário da “Fazendinha”, que realmente deveria ser usado como tal, já que como estádio não serve. Sim, pois a criminalidade em nosso país apresenta taxas deveras elevada. E essa população não cabe nesse “estádio”. Como se trata de um clube com essas características, eles costumam se apropriar do Estádio Municipal do Pacaembu. Outra coincidência com o SPFW, já que ambos prejudicaram o erário público.


Uma última característica curintiana é muito recente. Uma pequena elite financeira, enriquecida por crimes de colarinho branco, vêm tomando o espaço no estádio e expulsando a torcida tradicionalmente maloqueira. Ao mesmo tempo que isso nega as características anteriores, que eram “a cara” do Curíntia, os aproxima mais ainda do SPFW. Há, inclusive, um plano de fundir as duas equipes em uma só, daqui 50 anos. O maior defensor da idéia é o atual presidente do clube, Sr. Andres Chances, que declara o ódio apenas porque sua ficha não foi aceita no SPFW devido à restrições no SPC e no SERASA.


Ao lado, veja dirigentes (ou torcedores, tanto faz) do Curíntia aproveitando-se dos novos contratos.

Societá Esportiva Parmera

Os fascistas coleguinhas do governo Getúlio Vargas foram atingidos por um duro golpe na ocasião da segunda grande guerra. Foram obrigados a mudar o nome de sua Societá Italiana para um nome em português! Para não assumirem integralmente o que consideraram uma ofensa a sua nacionalidade carcamana, escreveram “Palmeiras” e pronunciaram “Parmera”.

Ao adotarem a cor verde para sua camisa, escolheram um periquito para mascote. Mas as torcidas adversárias identificaram na torcida parmerense um odor muito especial e os denominaram Porcos. Nada mais adequado.


Aqui ao lado uma espécie de torcedor parmerense.


A torcida se concentra na Lapa, Vila Romana, Pompéia, Barra Funda e Bixiga. Excetuando-se esses redutos italianos e algumas cidadezinhas de colonização italiana no interior paulista, não existem parmerenses.

Sua política é a reprodução da política italiana. Um primeiro-ministro a cada seis meses, com alta rotatividade nos cargos inferiores e um presidente que mais se assemelha a um mafioso. Aliás, não se assemelha – é um mafioso. Atualmente há um intelectual no poder – não a toa já sofreu mais de três atentados terroristas (e não sei se escapa desse último).

Seu estádio é o “Parque Antártica”. Desde que a Antártica foi comprada pela Brahma e o Parmera foi comprado pela Parmalat, não há mais graça em sacanear os parmerense. Qual a graça de sacanear uma multinacional? Eu quero é sacanear o meu vizinho!


Mas não há parmerenses na Cidade Ademar, Cupecê e região.







Aqui ao lado o produto predileto dos adversários em dia de jogo com o Parmera.





Associação Portuguesa de Desportos, ó pá!

Não, não vou fazer piadas de português. Vou só deixar um link.




Brevemente textos com os times do RIO e – com certeza – alguém vai fazer um post exclusivo contra o Santos.

Cartola - só o resultado geral...

1- Piroka (1262)
2- Briosa+Jabuca (1258)
3- Fracassados (1172)
4- Black Moon (1139)
5- Varzeanos (902)
6- Madroga (794)
7- Psycodélico (716)
8- Park Video (633)
9- Steven Seagal (609)
10- Bronha (432)

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Cartolão, só pra atualizar!

Fracassados F. C. - 96.41 (1085 – 2º)

Sport Club Piroka - 61.58 (1083 – 3º)

Briosa+Jabuca - 59.61 (1123 – 1º)

StevenSeagal F.C - 49.5 (530 – 9º)

VarzeanosF.C. - 46.51 (853 – 5º)

Madroga F.R - 34.24 (699 – 6º)

Rapid Park Video - 32.5 (533 – 8º)

Black Moon F.C. - 28.69 (1016 – 4º)

Deportivo Bronha - 20 (383 – 10º)

10º PSYCODÉLICO F.C - 5.72 (675 – 7º)

terça-feira, 14 de setembro de 2010

Maria Magdalena, Martin Dahlin, Malandragem e a Romênia de 94

Alguém ae lembra do Martin Dahlin??
Pois é... o messias negro hoje em dia é um derivado de Alexandre Pires com Rick & Renner da escandinávia.

Parou de jogar em 99, após uma lesão crônica e decidiu viver agenciando jogadores e fazer o papel de arroz de festa nas baladas famosas de Stockholm.

Diga-se de passagem, vive muito bem, como vocês podem ver ao lado.

Aliás, seus amigos de seleção daquela época também estão muito bem. Pelo wikipédia, Thomas Brolin (o gordinho parrudo) virou dono de um restaurante italiano e assíduo jogador de poker online, e Kennet Andersson (pirulão que na hora da comemoração fazia um gesto que viria ser o "créu" hoje em dia, morou na Turquia anos atrás e hoje vive com sua esposa numa pacata vila viking no interior da Suécia)

Confesso que era um time legal de se ver jogar. E não foi fácil ganhar deles na Copa de 94. Primeiro jogo empate, e no segundo um suado 1x0 com gol do baixinho de cabeça, para delírio nacional.

Sem dúvidas a Copa dos Estados Unidos foi diferente. Diferente porque foi uma copa onde os países desconhecidos foram longe, fizeram glória aos pés de um jogador fora de série. Vimos times como a Bulgária de Stoichkov eliminar a favorita e até então campeã Alemanha. Além de que aquela copa possuia vários jogadores carismáticos, como por exemplo o bode ruivo Lalas, Larsson com rastafari, Caniggia metal, Tab Ramos (oque levou a cotovelada) Valderrama e Escobar (aquele que foi morto por um bandido) aliás, o Viola e toda sua malandragem tb estavam por lá. Frase do mesmo, na época.

- "Andaram falando que paguei US$ 1.000 para sair com mulheres aqui. Sou pão-duro. Dou US$ 10 para minha mãe e ela faz uma puta feira" -


Aliás, tanta malandragem aliada ao cabelo raspadinho, óculos de sol em posição à la katinguele e ao bigodinho de feira foi revelada tempos depois pelo próprio jogador:
Viola, sim, ele mesmo, foi o grande responsável pelo tetra. Que mané Romário, Zagallo, Baggio e Senna...
Viola foi enviado aos Estados Unidos para ser o herói nacional, e porque não algo mais...
Assistam ao video com a sincera revelação de um ser que nasceu para brilhar:


O fato é que "A" copa de 94 foi realmente épica. Íncrivel de como aquele tempo marcou minha infância.
Mas agora, adulto, com um conhecimento sólido e bem maior (e bem mais crítico) sobre futebol, eu posso afirmar:
Foi foda.
A Romênia de 94 também tinha um puta time. Era mágico. O uniforme amarelo e vermelho era lindo. Uma pena pois sei, e todos sabem que esse país esquecido do leste europeu nunca mais irá disputar uma copa (hoje em dia a eliminatória européia é muito mais concorrida) e se, um dia disputar, irá fazer apenas papel de mero figurante.
Foi demais ver a temída Argentina de Batistuta e Maradona (já suspenso) ajoelhar diante dos filhos de Vlad Tepes nos gramados de Los Angeles.
Abaixo o vídeo épico com narração do Luciano do Valle:


Aquela geração de jogadores romenos foi liderada com maestria pelo Maradona dos Cárpatos, Gheorge Hagi, o maior e mais conhecido romeno de todos os tempos. (em segundo Michael Cretu, em terceiro Drácula. Menção honrosa para Nadia Comaneci)

Aliás, o mesmo romeno Michael Cretu fazia um puta sucesso na época. Criador do grupo Enigma, que durante a primeira metade dos anos 90 foi sinônimo de música new age (estilo musical conhecido hoje em dia como música para massagem e bastante utilizada em sessões de regressão hipnótica)
Michael Cretu aliás foi um conquistador nato, apesar da feiura, vendeu milhões de cds (minha mãe tem um) ficou famoso e rico, e para coroar, casou-se com aquela cantora pop alemã, Sandra, que nos anos 80 fez sucesso com essa música aqui:


É amigos... o Martin Dahlin e o Michael Cretu são caras que realmente sabem aproveitar a vida..... e o Viola.. há... esse apesar de tudo... também.

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Paysandu, 2003, La Bombonera e Elifoot

Eu já tive o prazer de adentrar na "caixa de bombons" e sei que aquilo se torna em um caldeirão infernal insuportável para qualquer adversário.

Pois saibam vocês que a maior glória do desporto Paraense ocorreu em 2003, em plena Buenos Aires, estádio Alberto José Armando, popularmente chamado de La Bombonera.

E foi aí que numa noite de encanto, Pedro Iarley de Lima fez um golaço, 1x0. era inacreditável. o papão da curuzu havia vencido o temido Boca em Buenos Aires. E com méritos. Com dois homens a menos (Robgol e outro imbecil foram expulsos).

As ruas de Belém explodiram em festa, e a comemoraçao durou a madrugada inteira.

Jogo inesquecível. Eu nesse dia estava na casa dos meus avós, assistindo o jogo e xavecando e encoxando uma americana loirinha sobrinha de uma amiga de infância da minha avó que passava uns dias no brasil. Fabrizia o nome dela. (hoje ela já é casada).
O fato é que como ela não falava direito o português, eu pude ser bem direto, sem muito lero-lero.
abaixo o momento histórico noticiado pelo jornal nacional:


O paysandu acabou perdendo no jogo de volta, e sendo eliminado. mas não importava. algo histórico já tinha sido escrito nos anais do futebol. Vencer o Boca em Buenos Aires é impossível. Acho que apenas o Santos de Pelé conseguiu tal façanha.
O Paysandu alias fez uma puta campanha aquele ano, terminou em primeiro no grupo com direito a goleada de 6x2 no Cerro lá no Paraguai. Ganhou 5 jogos, empatou 2 e só perdeu 1, justamente pro Boca, que na final se sagraria campeão da América em pleno Morumbi encima do Santos de Robinho e Diego (sim, ótimo tema prum post outro dia)

6 meses depois daquele gol, o Iarley não por acaso estava vestindo a 10 do manto xeneize.

Aliás inesquecível pra cacete esse ano de 2003.
Nessa mesma época eu acabei morando uns 2 meses com meu tio do rio em casa (minha mãe estava internada e meu pai dormia no hospital).
Meu tio (na época com uns 32) é um moleque.
Maldita foi a hora que eu mostrei pra ele o tal Elifoot 98.
Foi vício total.
E eu entrei na onda dele.
Passavamos madrugadas inteiras bebendo coca, tentando levar o União Leiria pra primeira divisão, aplicavamos goleadas no Porto e no Benfica, inventamos regras, como quem toma-se gol do Sandro Hiroshi tinha que pagar a pizza. Não podia contratar o Maezono por exemplo, porque ele dava azar. Por outro lado, tinha um tal jogador grego se não me engano, um tal de Veli Kasumov que na época jogava em Portugal que era o jogador mais disputado no jogo junto com o Jardel.

Lembro que teve um dia que eu cheguei do colégio e ele me mostrou um programa que tinha um ícone de um "queijinho". Era um programa cheater. Fazia o clube ficar milionário e ter todos os jogadores com 99 de stamina.

Esse aí pode-se dizer que foi o primeiro jogo "manager" de futebol. o pai de todos. Se o FIFA manager, o Football Manager e até o Cartola porque não, hoje são famosos, é graças a esse joguinho.

Bons tempos.

CARTOLA 21ª Rodada - Só results

NA ÚLTIMA

Black Moon F.C. - 91.76

Sport Club Piroka - 85.06

Fracassados F. C. - 57.46

Briosa+Jabuca - 53.86

Madroga F.R - 53.56

PSYCODÉLICO F.C - 53.4

VarzeanosF.C. - 51.31

StevenSeagal F.C - 46.76

Rapid Park Video - 21.8

10º Deportivo Bronha - 7.8

NO CAMPEONATO (entre parêntesis a bufunfa)

Briosa+Jabuca -> 1063.35 (298)

Sport Club Piroka -> 1021.7 (162)

Fracassados F. C. -> 988.45 (185)

Black Moon F.C. -> 987.57 (151)

VarzeanosF.C. -> 806.8 (143)

PSYCODÉLICO F.C -> 669.86 (123)

Madroga F.R -> 665.05 (111)

Rapid Park Video -> 500.31 (111)

StevenSeagal F.C -> 480.8 (91)

10º Deportivo Bronha -> 363.46 (98)

sábado, 11 de setembro de 2010

Momentos lamentáveis do futebol e da vida

O Corinthians perdeu. Por 1 x 0 pro timinho do gaymio, gol do corinthiano confesso Douglas. Mas isso não diminuirá meu deboche, meu cinismo, meu rancor e minha falta de criatividade....vou direcionar toda minha frustração na metade alvi-negra anticorinthiana do nosso blog, só pelo puro prazer de descontar minha frustração na alegria alheia. Para isso plagiarei outro blog já porcamente imitado aqui...enquanto não me processarem não darei créditos para ninguém, estou puto hoje!!!

Momentos lamentáveis do futebol e da vida I:



Momentos lamentáveis do futebol e da vida parte II:



Momentos lamentáveis do futebol e da vida parte III:


Momentos lamentáveis do futebol e da vida parte IV: (quem não sabe o que são algarismos romanos se fodeu agora - sim, eu estou puto e gratuitamente provocativo hoje)









sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Baggio, 94, Senna e Double You

A seleção brasileira de 1994 foi a melhor de todos os tempos. E tudo era uma loucura naquele ano: as pessoas ficavam alucinadas a cada vitória do time brasileiro. As ruas paravam e as comemorações duravam mais de 24 horas. Havia muita gente bêbada e largada nas avenidas - pouquíssimas brigas. Eu ainda era pequeno na época. Tinha uns 7,8 anos. Mas a alegria também contagiava as crianças. Enfim, era diferente. Para esticar a alegria, meu pai levava todos nós para Paulista dar um rolê de carro, abrir os vidros e erguer a bandeira nacional com orgulho ao final de cada partida. No início da noite, para dar aquele climinha lounge, as rádios tocavam "She's Beautiful" do Double You. Nunca irei me esqueçer. O vocalista era um italiano com cara de chileno que imitava o Morrissey e fazia covers bem picaretas do David Bowie e do Blondie. Figurinha carimbada em todos os finais de semana em programas como Xuxa Park e no Domingão do Faustão. Com tanta cultura pop é lógico que o cara às vezes acertava.

Mas oque realmente tornou aqueles tempos inesquecíveis, foi que o povo parecia exorcizar todos os males à cada vitória brasileira. Dias atrás o povo tinha perdido um herói nacional, Ayrton Senna, e em todos os dias de jogos parecia gritar à cada gol para tirar aquela angústia entalada de ter perdido um grande motivo de alegria.

E então chegou o dia. Rose Bowl Stadium, Los Angeles, EUA. Dia 17 de julho de 94. Final da Copa do Mundo entre Brasil e Itália. Quem vencesse o duelo, se tornaria o país com o maior número de títulos mundiais: quatro. Após empate sem gols no tempo normal e na prorrogação, o tetracampeonato seria decidido nos pênaltis. Na quinta cobrança italiana, bola nos pés de Roberto Baggio, o então melhor jogador do mundo.
Um chute por cima do gol que brasileiros e italianos nunca mais iriam esquecer.

Todos Sabem o final.
Puta queo pariu.

Ver todos em casa gritando de alegria com lágrimas nos olhos não teve preço. Lembro até hoje dos momentos. Tenho
pequenos filmes guardados na minha memória. Ver o Galvão arregaçando os microfones com o Pelé com gravatinha dos Estados Unidos na hora da glória foi um momento épico.

Não sei, pode ser porque eu era pequeno, e pra mim, talvez naquela época tudo era mais simples, porém humano e porque não feliz.

Roberto Baggio garantiu tempos depois que nunca tinha isolado uma penalidade. Mas ele credita o erro há algo maior.
Senna. Morto em 94 em um acidente na Fórmula 1, no circuito de Ímola, San Marino, que diga-se de passagem, fica na Itália.
Sim, na Itália. de Baggio.
Sem uma explicação lógica para a cobrança com força desproporcional, o ex-atacante italiano "culpou" o piloto brasileiro pela conquista verde e amarela.

Palavras do próprio Baggio à uma entrevista ao Globo Esporte anos depois.

- Nunca havia cobrado um pênalti por cima do gol. Acho que foi o (Ayrton) Senna que puxou aquela bola para o alto. Acredito que foi ele que fez o Brasil vencer -

- Na hora, quis cavar um buraco para me esconder. Depois, pensei que, como o Brasil tem muito mais habitantes que a Itália, eu fiz mais gente feliz com aquela cobrança - conta o craque italiano -

- É uma ferida que nunca vai se fechar. Sempre sonhei disputar uma final de Copa do Mundo e o rival dos meus sonhos era o Brasil. Quando tive a oportunidade, desperdicei aquele pênalti -


Abaixo o vídeo do momento mais inesquecível de todas as copas do mundo na íntegra. vale a pena assistir até o final.

CARTOLA - 20ª RODADA - Só resultados

NA ÚLTIMA:

Fracassados F. C. -> 105.18

Briosa+Jabuca -> 99.99

Black Moon F.C. -> 92.69

Sport Club Piroka -> 83.29

Madroga F.R -> 67.29

PSYCODÉLICO F.C -> 46.09

VarzeanosF.C. -> 43.69

StevenSeagal F.C -> 38.79

Deportivo Bronha -> 20.7

10º Bahamas NightClub -> 20.3

NO CHAMPIONSHIP:

Briosa+Jabuca -> 1009.49

Sport Club Piroka -> 936.64

Fracassados F. C. -> 930.99

Black Moon F.C. -> 895.81

VarzeanosF.C. -> 755.49

PSYCODÉLICO F.C -> 616.46

Madroga F.R -> 611.49

Bahamas NightClub -> 478.51

StevenSeagal F.C -> 434.04

10º Deportivo Bronha -> 355.66

THE RICHEST ONES

Briosa+Jabuca -> 290.19

Fracassados F. C. -> 183.53

Sport Club Piroka -> 153.9

Black Moon F.C. -> 142.91

VarzeanosF.C. -> 136.95

PSYCODÉLICO F.C -> 121.79

Bahamas NightClub -> 111.69

Madroga F.R -> 111.47

Deportivo Bronha -> 100.22

10º StevenSeagal F.C -> 90.54

segunda-feira, 6 de setembro de 2010

The HAKA - War dance Rugby

Todos sabem que o CORINTHIANS no Pacaembu é praticamente invencível. Agora imaginem se os jogadores do CORINTHIANS fizessem esta mesma dança tribal que caracteriza a seleção nacional de Rugby da Nova Zelândia em pleno Pacaembu lotadaço...além de invencível, o time ainda conseguiria incutir o mais profundo medo nos adversários...palmeirenses, santistas e são paulinos (estes últimos ficariam excitados) tremeriam ao ver Roberto Carlos, Iarley, Jorge Henrique e outros heróis da raça e virilidade futebolística "saudando-os" com o HAKA, como os neo-zelandeses fizeram com os sul-africanos neste vídeo:

Cartola 19ª Rodada

Só resultados!

Na ÚLTIMA:

1- Madroga -> 92,9

2- Black Moon -> 80,9

3- Piroka -> 76,9

4- Bahamas -> 59,6

5- Briosa+Jabuca ->52,7

6- Steaven Seagal -> 49,6

7- Varzeanos -> 48,3

8- Fracassados -> 45

9- Psycodélico -> 39,6

10- Bronha -> 4,8

No TOTAL:

1-Briosa+Jabuca -> 910

2- Piroka -> 854

3- Fracassados ->826

4- Black Moon -> 803

5- Varzeanos -> 712

6- Psycodélico -> 570

7- Madroga -> 544

8- Bahamas -> 458

9- Steven Seagal -> 395

10- Bronha -> 335

Os MAIS RICOS:

1-Briosa+Jabuca -> 274,2

2- Fracassados -> 170,3

3- Piroka ->141,4

4- Varzeanos ->134

5- Black Moon -> 128,7

6- Bahamas -> 117,2

7- Psycodélico -> 115,9

8- Madroga -> 112,9

9- Bronha -> 99,6

10- Steven Seagal -> 89

domingo, 5 de setembro de 2010

Cracks Santistas dos Anos 90

Essa seção contará agora a história de alguns cracks que estão representados na imagem abaixo. Sim! É o grande Santos da primeira metade dos anos 90. Esse time jogava em uma cancha que mais lembrava um pasto, treinava em um sítio tosco em São Bernardo do Campo, ficava sempre no “quase” e mesmo assim reserva algum espaço na memória de seus fãs.


Em pé: Marcelo Mullets Veiga, Luís Carlos, Sérgio, Márcio Paulada Fernandes, Bernardo e Índio Txucanamãe;
Agachados: Axel, Almir “A Verdadeira Pedalada”, Xitãozinho Mc Laren, Ranieli “meu deus, ele vestiu a dez” e Cilinho (???). Você, santista, confirme pra mim: esse último era Cilinho mesmo? Não me lembro da figura!


Marcelo Veiga


Excelente lateral, além do Santos, jogou no Inter-RS e rodou o nordeste, além dos tradicionais times da segundona paulista. Atualmente é técnico do Bragantino e gerente de um restaurante de caminhoneiros na Fernão Dias. Infelizmente não detém mais os incríveis mullets dos tempos de jogador.



Márcio Fernandes


Além do Santos, não faço idéia de onde mais quebrou canelas. Atualmente é treinador do time mais dopado do Brasil, patrocinado por uma fabricante de enérgeticus. Como treinador é um excelente motorista de ônibus, auxiliar de contabilidade ou gerente de posto de gasolina.


Índio



O lateral Índio em seu tempo de Parmera. Esse craque, juntamente com Almir, formaram o melhor lado direito do mundo em 1991. Atualmente vive no Jaraguá em uma aldeia indígena.



Almir “A Verdadeira Pedalada”




Na foto, o ponta Almir, quem realmente inventou o drible eternizado por Robinho. Esse era craque! Pena que não teve Copa em 1992, pois ele seria titular absoluto. Junto dele, seu filho que era da base do Santos, mas não sei por onde anda. É outro que depois do Santos vestiu a camisa verde do Parmera. Atualmente é vendedor de caipirinha na barraca de praia “Diferente” da Ponta da Praia.



Paulinho Mc Laren


Os mullets desse cidadão concorrem com Zezé de Camargo e Chororó como os maiores do mundo. O mais incrível de tudo é que esse peão tinha faro de gol: foi artilheiro de campeonato paulista e brasileiro! Depois foi vendido para o Porto, onde também fez sucesso! Hoje tenta ser treinador de futebol, mas nunca vai dar certo, pois quando um de seus comandados olha as fotos do “professor” na internet, a desmoralização é imediata. Por esse motivo é dono de uma oficina mecânica em Cubatão.


Ranieli



Esse grande meia veio junto com Serginho Fraldinha do Palmeiras, quando eles levaram embora o “Bola de Ouro” César Sampaio. Note: eu disse “grande”, pois era o jogador mais alto do time, mas realmente não era um craque. É recepcionista de um hotel duas estrelas no José Menino.

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

TOP 10 Vexames do Santos F. C.

Continuando a série influenciada por esse blog aqui, segue a lista particular das dez derrotas mais vexaminosas da história do Santificado. Alguns critérios foram estabelecidos, mesmo se tratando de uma lista particular. Primeiro, a minha falta de compromisso com o blog e com a verdade. Segundo, a dificuldade de versar sobre algo que não vi (no caso dos jogos antigos). Terceiro, a magnânima história do santificado dificulta a escolha de vexames, pois não é comum nosso glorioso team passar por essa situação. Normalmente, nossas lembranças são permeadas por honrarias, espetáculos, apresentações, homenagens...

10 - Santos 0 x 5 Flamengo (1984)

Porra, o santificado perdeu o título brasileiro para os urubus, independente da arbitragem aquele 3 x 0 foi indiscutível. Mas o Santos jogou bem e não tinha um time ruim. Não foi vexame. Mas no ano seguinte, em plena Libertadores, um championship que o Santos gosta de jugar, acontece esse desastre! Mas eu sei o porquê. Foi no morumbiba.

09 - Vitória 6 x 2 Santos (2009)

O time está entrando em crise, mas melhor que no ano anterior, quando a luta era evitar o rebaixamento. Para o Santos FC, isso é uma situação impensável. Além disso, um time promissor, com garotos bons de bola subidos da base, condição inevitavelmente sugestiva de sucesso. Portanto, ninguém esperava uma goleada. Mas aconteceu. E não foi contra um grande campeão, um dos times em disputa do título. Foi contra o Vitória, time razoável, que estava poucas posições acima do Santificado na tabela. E o pior: nosso técnico (Vágner Mancini) era apenas o ex-técnico daquele time, que em entrevista ele afirmou conhecer profundamente. Demitido, alguns meses depois voltou pra lá (e não teve sucesso – bem feito).

08 - São Paulo 6 x 1 Santos (1993)

“Despedida do Raí”. Até então o clássico San-São era meio xoxo, com alguns títulos decididos na época dos pontos corridos, um ou outro mata-mata, algumas goleadas dos idos tempos (que não vem ao caso nesse post), alguns públicos acima dos 80.000 espectadores e o gol 500 do Pelé com apenas 21 anos. Mas mesmo assim é um clássico e deveria ser tratado como tal. E o Santos não o fez. Nosso “crack” Gallo foi expulso, e os gols sãopaulinhos foram surgindo. Na época, minha “desculpa” na escola foi dizer que o Santos precisava deixar o Raí fazer um gol, pois era sua despedida, um grande craque brasileiro, et cetera e tals. Aí Raí fez o sexto e a goleada acabou. Tudo bem, concordo, a “desculpa” era muito ruim.

07 - Palmeiras 6 x 0 Santos (1996)

Desde a assunção do Santos ao grupo dos grandes (década de 50) há um certo equilíbrio histórico entre esses dois gigantes do futebol. Ambos são os maiores vencedores de títulos nacionais, com a balança pendendo a favor do Santos nos championships internacionais e a favor do Palmeiras nos torneios regionais. O mais engraçado é que a fase magnânima de ambos os times se deu nos anos 60, com o Santos de Pelé e o Palmeiras da Academia. Além disso, passaram por filas grandes após a aposentadoria de seus maiores jogadores (Ademir da Guia e o REI, quase 18 anos). Mas a década de noventa fez diferença. Os porcos venderam a alma para Il diavolo (Parmalat) e conseguiram contratar meia seleção brasileira da época. E o nosso santificado, com aquela diretoria turco-libanesa, teve a sorte de ver um G10vanni e outros craques em 1995. Mas em 1996 o time não ia bem. Aí o Santos entra em campo com os juniores, mais Jamelli, G10 e Gallo (de novo). Resultado: 3x0 no intervalo e o estádio vazio. Três vira, seis acaba. Depois disso cada time goleou duas vezes o adversário.

06 - Santos 0 x 1 CSA (2009)

Não deveria aqui incluir derrotas contra times pequenos pois é o tipo de coisa que acontece. Afinal, esses times dedicam-se integralmente, corpo e alma, nesses jogos televisionados. Não é sempre que o jogador dos cafundós de Alagoas tem a oportunidade de arrumar um emprego em Sumpaulo. Mas esse caso o Santos submeteu-se a uma humilhação quase “palmeirense”. Perder para o CSA, independentemente de ter uma final de campeonato no fim de semana seguinte... ah, é ridículo! Nesse ano o CSA caiu para a segunda divisão do glorioso campeonato alagoano. Chega!

05- Portuguesa Santista 2 x 1 Santos (2006)

Esse jogo está aqui por um motivo importante: foi o último jogo entre os dois rivais praianos. Nesse ano, o Santos se consagraria campeão e a Briosa seria rebaixada (o primeiro de uma série que culminou no rebaixamento para a quarta divisão nesse ano de 2010). Ou seja, será o último confronto entre as equipas, desde 2006 até – no mínimo – 2014. Merda! Eu acredito nessa rivalidade!

04 - Santos 3 x 6 Corínthians (1994)

Final de campeonato. Santos há dez anos na fila. Tá, era a “Copa Bandeirantes”, mas a molecada da época considerava que a fila terminaria em caso de título. O jogo foi épico até certa altura. Wilson Mano fez 1x0, o Santos empatou e virou com Macedo. A coríntia vira com Marcelinho Carioca. O Santos empata novamente, aos 31 do segundo tempo, com Neizinho (nossa, o ataque era Demétrius e Serginho Fraldinha). Aí o jogo acabou pro Santos. Se eu não me engano, esse jogo foi a despedida do Casagrande do segundo maior time da marginal...

03 - Santos 1 x 3 Boca Juniors (2003)

Uma derrota irritante. O timaço do Santos, campeão brasileiro de 2002 com vitórias inquestionáveis sobre os bambis e os gambás, estava reforçado com o excelente Ricardo Oliveira, em ótima fase. Em ótima fase estavam as torres gêmeas, o Léo, a dupla Diego e Robinho, enfim... Ganhamos de 5 contra o América de Cali com a torcida adversária aplaudindo de pé. Ganhamos na raça do Cruz Azul. Fábio Costa pegando pênaltis contra o Nacional do Uruguay. Tudo lindo (Coríntia perdendo pro River Plate, inclusive). Chega a final. Perdemos de 2x0 em La Bombonera, mas jogando bem, o resultado não foi reflexo do jogo. A torcida, confiante, compra 180.000 ingressos para o Morumbiba, o maior antro de cambistas e salafrários do planeta. Confiança total. Só que o time não entrou em campo. Especialmente o nosso goleiro.

02 - São Paulo 4 x 1 Santos (1963)

Aqui é um ctrlC+ctrlV da internet. O que ouço falar desse jogo é que não foi bem assim. Revoltados com a arbitragem, os jogadores santistas começaram a simular cai-cai, para encerrar o jogo. No mesmo ano o Santos havia aplicado uma goleada de 6x2 nos bambis, então paupérrimos. Mas a situação é ridícula para a maior equipe da história do futebol.
“Os são paulinos não devem esquecer do jogo que ficou conhecido como o “Dia em que o Santos de Pelé correu do São Paulo”. Na partida, o São Paulo aplicou 4 a 1 em seu rival e provocou uma série de expulsões e contusões que levaram o Peixe a desistir de jogar aos 10 minutos do 2º tempo, pois só tinha 6 atletas com condições. Até o próprio Pelé foi expulso neste dia por reclamação.”

01 - Santos 0 x 1 Goiás

Uma derrota por 1x0 em casa para um time sem qualquer expressão é realmente muito chato. Mas a não ser que esse jogo determine algum evento maior (um rebaixamento, uma perda de título, a despedida de alguém), não seria motivo para entrar nessa lista de humilhações. Mas os critérios estabelecidos estão no topo desse post – e como vocês notaram, o primeiro critério é minha falta de compromisso com o blog e com a verdade. Assim, esse jogo está aqui e é – ao mesmo tempo – o número 1 em vexame e o número 1 em orgulho. Eu explico. Foi meu primeiro jogo no estádio e ali eu vi um figura chamada Túlio (que não era “maravilha” nessa época) começar sua escalada anti-santista.

Olha o link!

Bônus TRACKS:

Santos 0 x 11 Corinthians (1920)

Da internet, site corintiano: “Este jogo marca a maior vitória do Todo Poderoso por diferença de gols. Marca também a maior derrota da história do Santos. Irritados contra a arbitragem, os adversários tiveram 4 expulsões, protestaram cobrando penaltys contra as próprias redes e forçaram o final da partida aos 21 minutos do Segundo Tempo.” Outra da internet: “O recorde foi alcançado em uma partida disputada pelo Campeonato Paulista, e demasiadamente conturbada. Liderados por Gambarotta, o primeiro dos quatro irmãos da família a defender o clube, entre 1919 e 1928, os jogadores do Timão iniciaram a partida em ritmo intenso. Após terminar o primeiro tempo com um 5 a 0 contra, os jogadores do Santos, revoltados com a arbitragem, começaram a forçar pênaltis e expulsões. Após Neco marcar o décimo gol corintiano, o santista Ary, indignado com o árbitro Eduardo Taurisano, marcou propositalmente um contra e foi expulso. Como Patusca foi o quarto jogador do Santos a ser excluído da partida, o jogo teve de ser encerrado aos 21 minutos do 2 tempo, devido à insuficiência de atletas do Peixe. E terminava assim a maior goleada da História do Sport Club Corinthians Paulista.”

E se você está procurando por uma outra goleada desse time do parágrafo anterior, você deve estar encantado. Sim, pois essa tal goleada não existiu, foi um encantamento coletivo.

CARTOLA 18ª RODADA

Só resultados!!!


Na rodada:

1º - Fracassados -> 80,44

2º - Piroka -> 77,84

3º - Briosa+Jabuca -> 62,15

4º - Black Moon -> 51,34

5º - Madroga -> 40,44

6º - Varzeanos –> 35,75

7º - Psycodelico -> 23,75

8º - Bronha -> 11,5

9º - Steven Seagal -> 6,5

10º - Bahamas -> 6,4

No championship:

1º - Briosa+Jabuca -> 857

2º - Fracassados -> 781

3º - Piroka -> 777

4º - Black Moon -> 722

5º - Varzeanos -> 663

6º - Psycodélicos -> 536

7º - Madroga -> 451

8º - Bahamas -> 399

9º - Steven Seagal -> 346

10º - Bronha -> 330

Mais ricos:

1º - Briosa+Jabuca -> 266,5

2º - Fracassados -> 170,5

3º - Piroka -> 135,2

4º - Varzeanos ->133,1

5º - Black Moon -> 119,8

6º - Psycodélico -> 114,3

7º - Bahamas -> 112,0

8º - Bronha – 101,4

9º - Madroga -> 100,3

10º - Steven Seagal -> 83,6

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Top 10 de vexames corinthianos

Todos sabem que diferente dos outros torcedores os corinthianos distinguem-se pela, assim digamos, "exaltação" das grandes derrotas, o que nos torna ainda mais fanáticos e só irrita ainda mais os anticorinthianos. Pois bem, como os anticorinthianos são também uma parte importante do nosso centenário, pois sem o ódio desmedido deles nossas grandes vitórias não teriam a menor graça, dedicarei neste post um presente a estes queridos torcedores rivais, com o Top 10 dos maiores vexames do Sport Club Corinthians Paulista em seu centenário:

10 - Corinthians 0 x 3 Grêmio (Oitavas de final da Libertadores da América 1996 - Apagão no Pacaembu, no nosso time, uma atuação grotesca do zagueiro Alexandre Lopes e mais uma Libertadores que vai para o ralo).

9 - Corinthians 1 x 5 São Paulo (Brasileiro de 2005 – levar 5 do maior freguês com direito a baile é golpe pra mamute).

8 - Corinthians 1 x 2 River Plate (Oitavas de final da Libertadores da América 2003 – D´alessandro como carrasco e o episódio do “pega-pega” entre o treinador Geninho e o lateral Roger, ex-Flamengo e seleção da Polônia).

7 - Corinthians 4 x 7 Santos (Campeonato Paulista 1964 – jogo emblemático do período da fila de 23 anos, pois precisávamos apenas empatar para sermos campeões, saímos na frente e tomamos uma virada de 7 de Pelé e cia. ltda).

6 -Corinthians 1 x 1 Grêmio (Brasileiro de 2007 – o jogo do rebaixamento. Eu até acho o Corinthians 0 x 1 Vasco da rodada anterior, no Pacaembu lotado, como vexame maior pois se vencessemos estaríamos livres do rebaixamento. Mas vai o jogo do Olímpico pelo simbolismo da desgraça).

5 - Corinthians 2 x 3 Palmeiras (Semifinal da Libertadores 2000 – Marcos X Marcelinho Carioca nos penaltys. Nunca antes, nem depois, na história deste país tantos marmanjos choraram juntos e ao mesmo tempo).

4 - Corinthians 0 x 4 Palmeiras (Final do Campeonato Paulista 1993 – tirar o maior rival da fila com uma goleada é dose, tirar o maior rival da fila com uma goleada e um vareio de bola é pra enfiar a cabeça no travesseiro e não tirar nunca mais).

3 - Corinthians 0 x 1 Palmeiras (Final do Campeonato Paulista de 1974 – 20 anos de fila, soberba na véspera da decisão, apedrejamento público do nosso maior ídolo e, sim, eu admito, somos fregueses dos porcos).

2 - Corinthians 0 x 1 Portuguesa Santista (Campeonato Paulista 2004 – perder pra briosa na última rodada do paulista em pleno Pacaembu não é nada, pior é não ter sido rebaixado porque os odiosos são paulinos nos salvaram ganhando do Juventus no mesmo horário com 3 gols do Grafitte...foi humilhação demais).

1 - Corinthians 1 x 3 River Plate (Oitavas de final da Libertadores 2006 – a maior vergonha em 100 anos de história, até a Fiel deu um enorme vexame este dia).

Está aí o presente de vocês...agora fica o desafio: quem terá o desprendimento, o masoquismo e a coragem de fazer uma lista igual do timinho de vocês???Estarei aguardando....